Páginas

Brasil extradita italiano condenado por tráfico de drogas e preso em 2015

Paolo Minuto tinha sido condenado em tribunal da Itália, mas estava foragido. Extradição tinha sido autorizada pelo Supremo em dezembro; ele ainda deve cumprir 5 anos e 9 meses.

Postagem da Polícia Federal sobre a prisão de Paolo Minuto, em outubro de 2015 (Foto: Facebook/Divulgação)



O governo brasileiro extraditou nesta semana o italiano Paolo Minuto, condenado a seis anos e meio de reclusão na Itália por associação para o tráfico de drogas. Minuto estava foragido da Justiça da Itália e foi capturado pela Polícia Federal em dezembro de 2015 em Praia Grande, no litoral de São Paulo.

A envio do prisioneiro à Itália foi cumprido na quarta-feira (1º) e divulgado pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública nesta sexta. O pedido de extradição feito pelo governo italiano foi deferido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em dezembro, com base em um tratado mútuo assinado em 1993. O documento é o mesmo que baseou a extradição do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, em 2015.

Na época da prisão, a PF divulgou que Paolo Minuto tinha sido condenado pelo Tribunal de Caltanissetta, na Itália, a mais de seis anos de prisão. Durante todo o processo de extradição, o italiano ficou à disposição da Justiça brasileira nas dependências da Superintendência da PF, em São Paulo.

De acordo com o Ministério da Justiça, o estrangeiro ainda deve cumprir 5 anos e 9 meses de prisão na Itália. O processo de cooperação foi coordenado pela pasta, em parceria com o Ministério de Relações Exteriores, a Polícia Federal e a Interpol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com ofensas, injúria, desrespeito diretamente a pessoas serão removidos.

OBRIGADO POR PARTICIPAR!