Páginas

Rebelião em presídio de Bauru foi 'questão isolada', diz Alckmin

Governador esteve em Rio Preto para inauguração de Fórum. Dos 152 detentos que fugiram em motim, 120 foram recapturados.


Alckmin esteve em Rio Preto nesta segunda-feira (30) (Foto: Marcos Lavezo/G1)





































O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), descartou nesta segunda-feira (30) que a rebelião no Centro de Progressão Penitenciária (CPP 3) "Prof. Noé Azevedo", em Bauru (SP), na última terça-feira (24), tenha relação com a onda de motins nos presídios do norte e nordeste do país.


"[O CPP] É uma fazenda de 210 alqueires, não tem fuga porque lá é semiaberto, não precisa fugir, é só não voltar. O que houve é uma questão isolada, não tem nada a ver com as rebeliões que ocorreram no Brasil. Foi um problema localizado de identificação de um preso com celular. Os demais presos foram solidários a ele e teve um problema", afirma Alckmin, que esteve em São José do Rio Preto para a inauguração do novo Fórum.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, 152 detentos fugiram durante a rebelião em Bauru. Até a tarde desta segunda-feira 120 presos foram recapturados e vão regredir para o sistema fechado.

Após o motim, agentes penitenciários denunciaram más condições no presídio, que teria problemas de infraestrutura e superlotação.

"Superlotação existe no Brasil inteiro. O que estamos fazendo? Vamos inaugurar mais unidades prisionais, duas em fevereiro, em Votorantim e Icém. Estamos trabalhando para aumentar o número de vagas prisionais e o Tribunal de Justiça tem atuado para promover a progressão das penas. O trabalho está sob controle", diz Alckmin.

O regime do CPP 3 é semiaberto e todos os detentos têm direito a trabalhar ou estudar fora da unidade. Ainda se acordo com a SAP, hoje, 208 presos trabalham fora da penitenciária, outros 65 em empresas dentro da unidade e 358 trabalham em atividades de manutenção do próprio presídio. Os outros estão em férias escolares ou aguardam conseguir uma atividade. Depois da rebelião mais de 700 presos foram transferidos para presídios que também estão superlotados. Com a mudança, a população carcerária na unidade caiu para 698.

Novo Fórum
O novo Fórum de São José do Rio Preto, inaugurado nesta segunda-feira, vai abrigar as 8 varas (cíveis e criminais) da cidade.

O prédio está localizado na Rua Tupi, s/nº, e tem uma área construída de 5.376,77m². A Comarca de Rio Preto abrange também os municípios de Uchoa, Cedral, Bady Bassit e Ipiguá.


Detentos fizeram rebelião no CPP 3, em Bauru, na última terça-feira (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com ofensas, injúria, desrespeito diretamente a pessoas serão removidos.

OBRIGADO POR PARTICIPAR!