Páginas

Torneio de Futebol integra servidores da Corevali

No Dia do Servidor Público, mais de 100 ASPs de oito unidades prisionais, além da coordenadoria, se encontraram para jogos amistosos e confraternização.

A Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) inaugurou no Dia do Servidor Público, 28 de outubro, o que pode ser o pontapé inicial de uma tradição. Trata-se do Torneio dos Campeões de Futebol 2017, que reuniu 115 agentes penitenciários no campo da Penitenciária “Dr. José Augusto César Salgado”, a PII de Tremembé.

O dia foi de descontração entre servidores de oito unidades prisionais vinculadas à Corevali. Durante todo o sábado, os atletas participaram de jogos amistosos cujo objetivo principal era a integração entre os funcionários. Participaram nove times: Corevali, Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Suzano, Taubaté, Mogi e São José dos Campos e as Penitenciárias I e II de Tremembé e I e II de Potim.
O Torneio
Dividido em oito partidas de 20 minutos cada uma, em que os jogadores puderam apresentar o talento futebolístico, o CDP de Suzano consagrou-se o grande vitorioso da rodada com sete gols. O duelo final foi disputado contra o CDP de São José dos Campos, que conquistou o vice-campeonato.
Além do troféu do campeão, o CDP de Suzano levou para casa os troféus de goleiro menos vazado e de artilheiro, respectivamente para os servidores Alexandre Castro e Renan Bonini.
Os jogos tiveram início às 8h30 de uma manhã ensolarada e se estenderam até as 14h. Mas a confraternização entre os colegas de serviço se prolongou ainda até as 17h.




A organização

O Torneio foi pensado e planejado de forma despretensiosa por quatro craques – dentro e fora dos campos: Emerson Luperini, supervisor do CDP de Suzano e idealizador do evento; Ewerton Medeiros e Thiago Reis, ambos integrantes do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Corevali; e Nivio Marques, diretor de segurança da PII de Tremembé.

Desde as primeiras conversas a respeito da competição em agosto deste ano, foram 70 dias corridos de organização. Isso incluiu a produção de material de divulgação interna, recebimento de inscrições (os gastos com o evento foram custeados pelos próprios participantes), sorteio para o chaveamento das partidas e todos os detalhes que envolve um evento do porte – que mobilizou a sede da coordenadoria e mais oito unidades prisionais das regiões do Vale do Paraíba e do Alto Tietê.

A bem da verdade, o esporte foi apenas o pretexto usado para que o Torneio dos Campeões de Futebol 2017 ganhasse corpo e saísse das teorias do papel para o gramado do campo. “Como o futebol é o esporte mais popular e mais praticado pelos brasileiros, a ideia era promover amistosos e o torneio em questão como forma de integração entre os servidores que compõem os quadros funcionais das unidades da Corevali. Nosso objetivo principal é a perpetuação dos laços de amizade e do bem-estar comum, mediante a realização do evento, que se mostrou um sucesso”, resume Luperini.


                                        

                                  Artilheiro do Torneio: Renan Bonini do CDP de Suzano


Gol de placa
Entre todos os gols da rodada, o drible mais bonito foi certamente o ato de solidariedade que teve espaço em meio à confraternização. Por conta da doação voluntária de cada um dos participantes, no valor de R$ 5, foram arrecadados R$ 575. O dinheiro foi revertido em compra de leite e biscoitos para o Centro de Convivência Amélia Ozanam de Tremembé, entidade filantrópica que presta assistência a 35 idosas, com média de idade de 80 anos. A entrega dos donativos foi feita numa pausa da competição ao diretor da entidade.
Próxima rodada
A etapa seguinte do Torneio está prevista para acontecer no mês de dezembro, em uma das unidades localizadas no Litoral, quando irão participar os servidores dos CDPs de Caraguatatuba, Praia Grande, Mongaguá e das unidades de São Vicente (PI, PII e CDP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com ofensas, injúria, desrespeito diretamente a pessoas serão removidos.

OBRIGADO POR PARTICIPAR!