Páginas

Reeducandos do sistema semiaberto trabalham com pintura de escolas estaduais da região

Quatro unidades de educação de três cidades do Oeste Paulista recebem o serviço. Cerca de 90 homens participam do programa.

Cerca de 90 reeducandos trabalham com a pintura de muros das escolas (Foto: Secretaria de Estado da Educação/Divulgação)

Quatro escolas estaduais do Oeste Paulista recebem pinturas novas durante esta semana. O serviço é realizado por cerca de 90 reeducandos do sistema penitenciário semiaberto, que foram selecionados para o programa Via Rápida Expresso, de qualificação profissional. São duas unidades de educação em Presidente Prudente, uma em Lucélia e uma em Presidente Venceslau.

Os cursos possuem dois módulos divididos em 25 horas de aulas teóricas e em 75 horas de práticas, que são realizadas com os trabalhos nas escolas. Os municípios foram escolhidos de acordo com a demanda de reeducandos na região. A previsão é de que as pinturas de muros, de salas de aula, de pátios, de quadras e de banheiros terminem antes do retorno dos alunos, em 31 de julho.

Além disso, em 2017, as mais de cinco mil unidades da rede paulista receberam juntas R$ 34,7 milhões para a realização de serviços de prevenção e reparos em prédios escolares do ensino fundamental (ciclos I e II) e ensino médio, e as unidades do Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja). O valor por unidade é calculado a partir do número de alunos matriculados.

Com o repasse, as escolas podem contratar os serviços de limpeza da caixa d’água, da fiação elétrica, de revestimentos, de conserto de vidros, de janelas e de esquadrias. Para intervenções de maior complexidade e que necessitam do acompanhamento de laudos e engenheiros – como a construção de quadras e ampliação de prédios –, a Diretoria Regional de Ensino realiza um processo diferente que envolve uma autorização feita pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).
 
A ação é uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação (SEE), Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e Administração Penitenciária (SAP). Um total de 53 unidades em 38 municípios participam do programa. No início do ano, outras 48 unidades participaram do projeto.
Cerca de 90 reeducandos trabalham com a pintura de muros em escolas (Foto: Secretaria de Estado de Educação/Divulgação)

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com ofensas, injúria, desrespeito diretamente a pessoas serão removidos.

OBRIGADO POR PARTICIPAR!