UMA POSTAGEM BASTANTE CURIOSA POR ISSO RESOLVI COMPARTILHAR...
PRESÍDIOS PELO MUNDO...
O Brasil enfrenta uma grande crise em seu sistema penitenciário. Todos os anos, reportagens e matérias de jornais de grande circulação denunciam as condições precárias e desumanas dos presídios brasileiros.
Presídio de Otago, na Nova Zelândia
Presídio de Aranjuez, na Espanha
Penitenciária de Pondok Bambu, na Indonésia
O Brasil enfrenta uma grande crise em seu sistema penitenciário. Todos os anos, reportagens e matérias de jornais de grande circulação denunciam as condições precárias e desumanas dos presídios brasileiros.
Em contraste com a realidade brasileira, alguns países se comprometem com a missão de transformar a vida dos presos, fazendo um trabalho de ressocialização com esses indivíduos. Dessa forma, o detento que volta para as ruas tem mais chances de viver dentro da lei, sem precisar recorrer ao crimes, como fazia no passado.
Se ninguém te dissesse que é um cela, você diria que é um quarto de adolescente.
Nesse presidio os detentos aprendem a cozinhar e também conhecimentos de engenharia e criação de gado leiteiro.
No presídio de Aranjuez o detento pode cumprir sua pena perto da sua família.
A penitenciária conta, inclusive, com um berçário e um playground, com a ideia de evitar que as crianças percebam que seus pais estão presos.
O presídio feminino Pondok Bambu oferece algumas regalias únicas.
Lá as detentas podem pagar para ficar em celas luxuosas, com direito a tudo o que um bom hotel oferece.
Prisão de Sollentuna, na Suécia
Aqui os detentos podem preparar sua própria comida, assistir TV e praticar exercícios na academia no presídio.
No presídio de Bastoy os presos ficam isolados na ilha de Bastoy. Lá não há celas, armas, cassetetes ou câmeras de segurança. É a prisão mais barata da Europa, e com menor taxa de reincidência do continente, 16%.
Prisão de Champ-Dollon, na Suíça
Apesar de enfrentar o mesmo problema da maioria dos presídios brasileiros, a superlotação, esse presídio conta com uma infraestrutura de dar inveja em alguns hotéis cinco estrelas.
Seria impossível adivinhas que essa é uma fotografia de um patio recreativo de um presídio. Como pode-se ver na imagem, os detentos contam com várias opções para se distraírem.
O que mais impressiona nesse presídio localizado na Áustria é sua arquitetura. O que separa o detento do ambiente externo são paredes de vidros!
As autoridades austríacas decidiram privar a liberdade dos presos sem criar problemas para eles se ressocializarem. Projetado pelo arquiteto Joseph Hohensinn, o complexo é caracterizado por criar uma falsa vida do lado de fora, sem perder a segurança de uma prisão.
Esse presídio na Finlândia poderia facilmente ganhar o prêmio de “presídio mais inseguro do mundo”. Isso por que não existem paredes, grades ou cercas para manter seus detentos presos na instalação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários com ofensas, injúria, desrespeito diretamente a pessoas serão removidos.
OBRIGADO POR PARTICIPAR!