Páginas

Saúde do coração

Doenças cardiovasculares matam milhões de pessoas em todo o mundo e em nosso país a primeira causa das mortes é devido a elas.

Doenças Cardiovasculares são as que afetam o coração ou os vasos sanguíneos. Entre elas estão: a doença arterial coronariana, o acidente vascular cerebral e a doença arterial periférica. Elas podem ser causadas por hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, falta de atividade física, obesidade, colesterol elevado, dieta inadequada e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Drogas e álcool não são bons. E quando há a combinação dos dois, aumenta ainda mais o risco de doenças cardiovasculares.

Tanto os homens quanto as mulheres são afetados pelas doenças do coração.

A mulher tem uma maior proteção devido a sua produção do hormônio estrogênio, que auxilia na elasticidade das artérias, mas quando chega a menopausa os riscos praticamente triplicam.

Para o homem não há uma fase da vida em que a incidência de problemas cardíacos seja maior, até por isso deve se ficar atendo a todos os fatores de risco sempre.

Cuidados e necessidades são individualizados e por isso profissionais especializados devem ser consultados. Porém, estima-se que 90% dos casos de doenças cardiovasculares, assim como seus efeitos na morbidade e mortalidade, possam ser evitados com medidas de prevenção.

Algumas dicas importantes:

Evitar o consumo de: carnes gordurosas, leite gorduroso e seus derivados, frituras em geral, os carboidratos refinados presentes em bolos, doces e refrigerantes, assim como o consumo de bebida alcoólica.

Há também os alimentos protetores devido à ação antioxidante e anti-inflamatória que devem ser incluídos nas refeições diárias. São eles: azeite de oliva extravigem com acidez menor do que 0,5%, abacate, romã e outras frutas vermelhas, peixes como sardinha, atum, salmão (ricas fontes de ômega 3), cereais integrais, hortaliças e frutas (ricas em fibras, fitoquímicos, vitaminas e minerais), sementes ricas em gorduras de boa qualidade (castanhas, nozes, linhaça, sementes chia, sementes de girassol e de abóbora), gengibre, pimenta vermelha, açafrão, colorau e ervas em geral.

Assim como há alimentos a serem incluídos e outros evitados, há também a necessidade de se praticar atividade física regularmente. Porém são atividades específicas que se forem acompanhadas por NUTRICIONISTA e Educador Físico certamente terão mais êxito.

Há quem diga que A BERINJELA é O ALIMENTO para o coração. Não devemos deixar “na mão” de um só alimento toda esta responsabilidade, embora a berinjela seja, de fato, um alimento pouco calórico, rico em fibras, vitaminas e minerais, enfim tudo de bom. Então, veja a RECEITA DE FAMÍLIA, SIMMMM, esta é da minha mãe e faz o maior sucesso.


CAPONATA DE BERINJELA

Ingredientes
5 berinjelas grandes cortadas em cubinhos (com casca) - Coloque-as em uma salmoura

3 pimentões vermelhos cortados em tiras

1 cebola grande cortada em tiras


Escorra as berinjelas e tempere-as com:

1 xícara de molho de tomate (veja receita Molho de Tomates Frescos)

½ copo de azeite de oliva extra virgem

1 copo de vinagre de maçã

orégano, sal e pimenta

Leve ao forno em uma assadeira e deixe até secar o caldo, mexendo de vez em quando.

Farofa

1 maço de salsinha picadinha

1 maço de cebolinha picadinha

1 xícara de nozes quebradas

100 gramas de uvas passas sem semente

100 gramas de azeitonas picadinhas

Misture tudo como se fosse uma farofa.

Deixe a berinjela esfriar um pouco e misture a farofa com delicadeza.
Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com ofensas, injúria, desrespeito diretamente a pessoas serão removidos.

OBRIGADO POR PARTICIPAR!